carregando fechar anterior | próxima
[x Fechar]

Equipamentos de Ultrassom Semi-novos.

Assunto:

Nome:

imagem

Como funciona o ultra-som

A máquina de ultra-som


Foto cedida por Dynamic Imaging Limited.
Máquina de ultra-som com diversas sondas transdutoras
Uma máquina de ultra-som básica possui as seguintes partes:
  • sonda transdutora - sonda que envia e recebe as ondas sonoras;
  • unidade de processamento central (ou CPU) - computador que faz todos os cálculos e contém as fontes de energia elétrica para si e para a sonda transdutora;
  • controles de pulsos do transdutor - altera a amplitude, a freqüência e a duração dos pulsos emitidos pela sonda transdutora;
  • mostrador - exibe a imagem dos dados do ultra-som processados pela CPU;
  • teclado/cursor - introduz dados e faz medições a partir do mostrador;
  • dispositivo de armazenamento em disco (rígido, flexível, CD) - armazena as imagens obtidas;
  • impressora - imprime a imagem a partir dos dados exibidos.
Sonda transdutora
A sonda transdutora é o componente principal da máquina de ultra-som. Ela emite as ondas sonoras e recebe os ecos. Por assim dizer, ela representa a boca e os ouvidos da máquina de ultra-som. A sonda transdutora gera e recebe ondas sonoras usando um princípio chamado efeito piezoelétrico (ou pressão elétrica) , que foi descoberto por Pierre e Jacques Curie, em 1880. Na sonda, há um ou mais cristais de quartzo, chamados cristais piezoelétricos. Quando uma corrente elétrica é aplicada a esses cristais, eles mudam de formato rapidamente. As mudanças rápidas de formato ou vibrações dos cristais produzem ondas sonoras que se deslocam para fora. Por outro lado, quando ondas sonoras ou de pressão atingem os cristais, eles emitem correntes elétricas. Assim, os mesmos cristais podem ser usados para enviar e receber as ondas sonoras. A sonda também possui uma substância absorvente de som, para eliminar reflexos posteriores da própria sonda, e uma lente acústica, para ajudar a focalizar as ondas sonoras emitidas.

As sondas transdutoras são feitas em muitos formatos e tamanhos, conforme mostrado acima. O formato da sonda determina seu campo de visão, ao passo que a freqüência das ondas sonoras emitidas determina a que profundidade as ondas sonoras vão penetrar e a resolução da imagem. As sondas transdutoras podem conter um ou mais elementos cristalinos. Em sondas de múltiplos elementos, cada cristal possui seu próprio circuito. As sondas de múltiplos elementos possuem a vantagem de que o feixe ultra-sônico possa ser "direcionado", alterando-se a sincronização na qual cada elemento pulsa: direcionar o feixe é especialmente importante para o ultra-som cardíaco. Veja Princípios básicos de ultra-som (em inglês) para detalhes sobre transdutores). Além da possibilidade de mover as sondas ao longo da superfície do corpo, algumas são projetadas para serem inseridas através das diversas aberturas do corpo (vagina, reto, esôfago), de modo que possam chegar mais perto do órgão que é examinado (útero, próstata, estômago). Chegar mais próximo do órgão pode permitir vistas mais detalhadas.

 


Os componentes de uma máquina de ultra-som

 

Unidade de Processamento Central (CPU)
A CPU é o cérebro da máquina de ultra-som. Ela consiste basicamente de um computador que contém o microprocessador, a memória, os amplificadores de fontes de alimentação para o microprocessador e a sonda transdutora. A CPU envia correntes elétricas ao transdutor para a emissão de ondas sonoras e também recebe os pulsos elétricos das sondas que foram criados a partir do retorno dos ecos. A CPU faz todos os cálculos envolvidos no processamento dos dados. Assim que os dados brutos são processados, a CPU forma a imagem no monitor. Ela também pode armazenar os dados e/ou imagem processada em um disco.

Controles de pulsos do transdutor
Os controles de pulsos do transdutor permitem que o operador, chamado ultra-sonografista, ajuste e altere a freqüência e a duração dos pulsos de ultra-som, assim como o modo de varredura da máquina. Os comandos do operador são traduzidos em correntes elétricas que se alteram e são aplicadas aos cristais piezoelétricos na sonda transdutora.

Mostrador
O mostrador é um monitor de computador que exibe os dados processados pela CPU. Os mostradores podem ser preto e branco ou coloridos, dependendo do modelo da máquina.

Teclado/cursor
As máquinas de ultra-som possuem um teclado e um cursor,  embutidos. Esses dispositivos permitem que o operador acrescente observações e faça medidas a partir dos dados.

Armazenamento em disco
Os dados e/ou imagens processadas podem ser armazenados em disco. Eles podem ser discos rígidos, discos flexíveis, compact discs (CDs) ou discos de vídeo digital (DVDs). Tipicamente, as varreduras de ultra-som de um paciente são armazenadas em um disquete e arquivadas com os registros médicos do paciente.

Impressoras
Muitas máquinas de ultra-som possuem impressoras térmicas que podem ser usadas para capturar uma cópia em papel da imagem do mostrador